"Viajar é trocar a roupa da alma"
Bem, não sei quem é o autor desta frase, mas de fato! É a mais pura verdade.
Já fiz muitas trilhas com alguns amigos no município onde nasci, no Cabo de Santo Agostinho, lugar onde nasceu o Brasil. Nunca pensei em registrar em diário minhas emoções, emoções compartilhadas com tanta vida e amor com as pessoas que gosto!!! Talvez eu faça uma retrospectiva de todas!! Lógico que não esqueceria cada detalhe de minhas aventuras.
Vou iniciar do hoje, março de 2016, com uma viagem linda que fiz nas minhas merecidas férias.
Bem, o destino foi Jericoacoara, Fortaleza-Ce. Um desejo que eu tinha dentro de mim, aliás, tenho outras dezenas de desejos dentro de mim, que estes se concretizem em centenas!!!!Deus quem comanda nossa vida!!
Como uma principiante mochileira, antes da viagem, semanas antes da viagem eu fiquei hiper ansiosa, com a operadora, com o transito de Recife que nunca ajuda!! Com a grana, com o que nos aguardava em um lugar que eu não conhecia, enfim, uma série de preocupações de praxe.
Preparei minha mochila com o necessário e bum...deu tudo certo urfa!
Chegamos no aeroporto de fortaleza, ops...viajei com uma amiga!! Ela sempre me acompanha nas minhas viagens e loucuras da vida. Então conhecemos o motorista do transfer até Jeri, super simpático, já começamos conversando a cerca de tudo e todos, rsrs. Pegamos a estrada às 13:05 me lembro como agora!!! Nossa que estrada, vimos de tudo e ela nunca acabava!!! As placas sinalizava o quanto ainda iriamos percorrer e não acreditávamos ríamos sempre com isso, até que por volta das 15:30Hrs acredito, paramos para almoçar. Nossa parada foi no restaurante São Paulo, local simples, e o mesmo estava em reforma, porém atendia normalmente. A comida não estava tão boa assim, mas enganou nossa fome, depois do café de lei, retomamos a estrada. Apreciamos durante o percurso muita vegetação, carnaúbas exuberantes!!!!! Cata ventos, pois a região e propícia a este recurso natural, as cidadelas simples no meio do nada!!! Fábrica de cimento, porto seco, indústrias e zero sinal de internet. Eis que então, já a noitinha chegamos em Jijoca e o motorista baixou os pneus do veículo, pois já estávamos perto das dunas de areia. Foi incrível aquelas dunas a noite, muitos carros e bugs com seus sons ligados, música boa mesmo tocando bem altos!!!! saindo de Jericoacoara e nós rumo ao paraíso...até que por volta das 18:30 chegamos, a recepcionista Tissi, muito simpática não achava que iriamos chegar lá, nem nós mesmas.
Mesmo com todo cansaço não nos abatemos, tomamos um banho milagroso e saímos em busca de aventura, fomos num restaurante aconchegante chamado Rústico e acústico, indicação do funcionário da pousada que estávamos, o Elias, lugar perfeito! Iriamos num forró, mas o dia seguinte nos aguardava aventuras pesadas preferimos voltar e descansar, mas antes passeamos na rua principal da vila, muitos restaurantes bons!! Tentamos sentar no Samba Rock, super badalado e lotado, sem sucesso, admiramos de longe....fomos no mercado comprar água, biscoito, salgados para beliscar na pousada.
Havíamos reservado um passeio para as lagoas para o dia seguinte, dai conhecemos o Vitor,
um guia muito atencioso e gente fina!!! Nos fez mudar a rota e não nos arrependemos. Conhecemos o mangue seco, passeamos pelas dunas da reserva do parque, atravessamos o rio Camburiu de balsa, nossa o bug passou conosco na balsa, rsrs, altas aventuras nas dunas de tatajuba, com direito a skibunda de mais ou menos quinze metros de emoção, nossas descidas nas dunas no bug,
cada descida era um flash e vários gritos, e finalizamos na lagoa paraíso em Camocim. Pude praticar stand up padle,
super barato!! O rapaz que ofereceu o serviço super gente fina, parecia que nós nos conhecíamos há anos!!!!! Passamos a tarde conversando e contemplando toda aquela beleza. Chegamos antes do pôr do sol em Jeri, mas permanecemos pouco tempo na praia, estávamos muito ensolaradas. A noite foi dura, eu estilei de cansaço, fomos em busca de comidas geladas e práticas acabei no velho açaí e um suco verde para energizar o corpo.
No dia seguinte, novas!!! Decidimos poupar grana e decidimos traçar uma rota para trilha rumo a pedra furada, do local que estávamos ficava apenas dois km de distancia, lascamos protetor solar e coragem!! Iniciamos a rota no morro do serrote, dá para visualizar todo o parque, que paisagem linda!!!!!! Seguimos uma trilha de terra até a descida da pedra furada. No local uns vendedores de água de coco doce, oh nossa e gelaaada, delicia!! E para nossa surpresa descobrimos que percorrendo a praia passaríamos por pontos turísticos que nem conhecíamos!! Como a praia da malhada, super paradisíaca , uma piscina natural de 1,60 de profundidade nas pedras, chamada de piscina da princesa, as pedras com seus formatos de jacaré linnndas!! Dai o nome de Jericoacoara : tupi que significa jacaré tomando banho de sol. Realmente, Parece vários jacarés tomando banho de sol. Ao chegarmos na praia de Jeri, sentamos numas cadeiras a beira mar, pagamos a metade do preço pelo horário que chegamos da trilha, ficamos la até a chegada do pôr do sol.
Tomamos um drink super delicia e camarada!!!! E finalmente quando chega o por do sol, praticamente todos os turistas seguem em romaria para a duna do pôr do sol, é lindo de ver pessoas cantando, grupos de capoeira na vibe do entardecer, jovens bebendo e se divertindo com todo cenário, cachorros passeando com seus donos na beira da praia...nos despedimos do dia em grande estilo!!
Para fechar a noite saímos para jantar, estávamos mortas da longa caminhada, todos os restaurantes para variar lotadosss, pois todos os dias em Jericoacoara é sábado, é incrível!!! Conseguimos jantar no restaurante bom de boca, recomendação de um dono de um outro restaurante de sanduíches super lindo. Comida barata e deliciosa. Sentamos na praça defronte ao restaurante Samba Rock, como sempre lotado, não conseguimos um dia sequer curtir o ambiente dentro dele, ficamos pouco, pois o cansaço tava pesado, cansaço bom, que renovou minha alma em todos os aspectos possíveis e inimagináveis.
Tentei resumir ao máximo, mas impossível ser curto o relato.
Não posso esquecer das pessoas que conhecemos, no nosso ultimo dia, no café da manhã uma senhora dona Isaura e sua neta, se dirigiu até nós e papeamos muuuito, adoráveis pessoas, gentileza atrai gentileza, esse meu lema é certo! Os funcionários da pousada que permanecemos, foram incríveis! Trocamos telefones, pois a amizade permanece e quem sabe não retornaremos?! O João, os garçons, a Dani da loja das lembranças, o Vitor do passeio, nossos colegas do transfer, os motoristas do transfer e a Viviane a proprietária da pousada, como esquece la?!
Tudo se resume em uma única palavra: inesquecível! ❤❤❤
ResponderExcluirImensas saudades ❤
Excluir